A Quinta do Côtto é uma casa da região do Douro, em particular do sub-região do Baixo Corgo, localizada na margem direita do rio, entre a Régua e Mesão Frio.
Uma propriedade cujo nome é bem conhecido entre apreciadores, uma casa que teve naturalmente os seus altos e baixos, e que actualmente faz parte da Winestone, que tem aqui o desafio de recuperar a marca e o seu património.
O portfolio da casa tem propostas diferenciadas e arrojadas, como os monocasta Bastardo e Sousão, bem como o icónico Grande Escolha. Para mim, novidade foi o Vinha do Dote, que julgo nunca ter tido oportunidade de o provar.
A Vinha do Dote é uma Vinha velha, com mais de 90 anos de idade, onde predominam as castas Touriga Nacional, Tinta Amarela, Tinta Roriz e Sousão, um lote com 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês.
Notas de caruma, leve toque vegetal e chocolate a complementar a fruta, um tinto com concentração, de tanino muito fino, algum vegetal presente a dar frescura, acidez presente, grande persistência. Nota: 17,5. PVP recomendado: 20€.