D’Oliveiras é sinal de tradição, é o nome de vinhos Madeira de uma empresa familiar que já vai na sexta geração.
Pereira D’Oliveira (Vinhos), é assim que se chama o produtor, uma das poucas empresas que produz vinho Madeira, conhecida pelo seu estilo tradicional e pelos seus stocks de vinhos antigos em envelhecimento.
Para quem tenha oportunidade de os visitar, o seu lodge (loja de vinhos / provas) fica no Funchal, onde não só é possível comprar como é possível provar uma grande variedade de vinhos, dos mais recentes aos mais antigos, em muitos casos, vinhos com bem mais de um século de idade, vinhos raros e históricos.
Trouxe esta garrafa de lá, a quando da minha penúltima visita, o D’Oliveiras 1999 Sercial, que esteve a aguardar o momento para ser aberta, o que aconteceu num dos almoços de Natal do mês passado.
Para quem ainda não conhece, Sercial é a casta associada ao estilo mais seco do vinho Madeira, mas aqui sem excessos, aroma com fruto seco, citrinos cristalizados, a maresia, um vinho intenso e untuoso, fresco e salino, que fez muito boa companhia a um bolo rei (do qual não tenho registo fotográfico, lamento).
Um belíssimo final de refeição, momentos especiais que só os grandes fortificados conseguem trazer para uma mesa, e Portugal é o país dos grandes fortificados. Vamos trazer novamente os fortificados para a nossa mesa?