O 1743 Palácio Fonte Nova, é um novo espaço de restauração, localizado na proximidade da serra de Sintra. Apresenta-se como um restaurante de fine dining, que oferece uma gastronomia tradicional italiana pelas mãos de Joachim Koerper e Cíntia Koerper, chefs consultores do projeto, de cozinha e pastelaria, respectivamente.
Aberto desde Julho de 2024, o 1743 Palácio Fonte Nova surge da paixão dos proprietários argentinos Franco Bordoni e Nicolás Lehmann que deram uma nova vida ao edifício com quase 300 anos, através da recuperação do espaço e da posterior abertura do restaurante.
O chef Joachim Koerper é, desde 2005, sócio-proprietário e chef de cozinha do restaurante Eleven (uma estrela Michelin), em Lisboa, abraça agora o desafio de prestar consultoria a este novo espaço, juntamente com Cíntia Koerper, com uma proposta de alta cozinha italiana.
Partilho algumas notas de uma recente visita ao local.
Entrada, pão produzido no local, com manteiga italiana aromatizada e azeite com marca do Chef, seguindo-se o amuse-bouche, com umas mini-pizzas.
Atum dos Açores: Inspirado no vitello tonnato, fatias de lombo de atum dos açores com um molho, alcaparra e pimenta. Uma belíssima entrada fria. Acompanhado de um vinho branco italiano do Etna, muito frutado e floral, quase ao estilo de um Gewurztraminer, bem seco, de textura fina e alguma frescura no final de boca.
Risotto milanês: Um risotto gratinado com folhas de ouro e açafrão. Muito cremoso, cozido no ponto, com textura e nota fumada.
Massa com camarão, alho bem presente, ligeiro toque picante, camarão em duas texturas, um frito, estaladiço, o outro carnudo e suculento.
Leitão, polenta com parmesão, cogumelos, Pimenta. Leitão não tão suculento quando um verdadeiro bairradino, mas uma polenta muito saborosa e cremosa. Boa hamonia com um Barbera d'Alba 2021 tinto, de tanino polido, alguma frescura e fruta.
Por fim, a sobremesa, Chocolate e Trufa, numa combinação perfeita. Múltipla texturas de chocolate, um creme ligeiro, um crocante estilo bolacha. Belíssimo.
Um espaço com requinte, um menu com sofisticação e bom gosto, fora do centro urbano. Grande vocação também para eventos privados, com vários espaços para o efeito. Uma cozinha com ambição de subir ao estrelato.